Sítios vinculados


GRUPOS DE FILOSOFIA NO BRASIL E AMERICA LATINA EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL


  • Centro de Filosofia Brasileira - CEFIB (UFRJ): "Nossa missão é promover, desenvolver e divulgar o estudo filosófico no Brasil a partir da singularidade da experiência histórico-cultural brasileira e em função da universalidade de problemas. Temos como objetivo investigar as fontes e as perspectivas da ideia de filosofia brasileira, envolvendo o aristotelismo como tradição originária e a exigência da consciência de si como princípio de todo o saber. Em virtude da origem ibérica do aristotelismo no Brasil, mantemos ligação com pesquisadores de Portugal e de Espanha e, por esta mesma via, nosso interesse se estende à história da filosofia na América Latina. A par das atividades de ensino e pesquisa, criamos o Seminário Internacional Farias Brito para funcionar como fórum de debates, promovendo um encontro anual aberto ao público. Nosso lema: 'Fideliter Non Serviliter'".

  • Grupo de Estudos de Filosofia no Brasil - Fibra (UFMG/FAJE):  "O Grupo de Estudos de Filosofia no Brasil (sigla: FIBRA) se compõe de docentes e alunos da UFMG e da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) e reflete um conjunto de preocupações com o pensamento filosófico brasileiro, as quais sempre estiveram presentes, de um modo ou de outro, na história das duas instituições. O Grupo surgiu como uma reação a uma modificação feita na grade curricular do Curso de Graduação em Filosofia da FAFICH da UFMG. Desde a fundação do Curso, por volta de 1940, a grade curricular incluía a disciplina Filosofia no Brasil. Esta situação perdurou até o ano 2000, quando a mesma foi eliminada da grade curricular (mais). Para compensar essa lacuna, o Prof. Margutti criou o Grupo de Estudos de Filosofia no Brasil, envolvendo todos os interessados no assunto. O Grupo passou a reunir-se regularmente desde o primeiro semestre de 2001 e evoluiu bastante desde então. Em 2006, o Prof. Margutti se aposentou na UFMG e passou a dar aulas na FAJE. Com isso, as duas instituições passaram a colaborar nas atividades do Grupo.



          Local: Belo Horizonte – MG.



       Principais Membros: Eduardo Soares Neves da Silva, Haroldo Santiago, Marília Murta, Paulo     Margutti, Regina Mota, Robson Jorge de Araújo, Rodrigo Marcos de Jesus e Washington Luiz.

  • Iela – Instituto de Estudos Latino-Americanos. Florianópolis. 

A UFSC já reúne talento o bastante e iniciativas de importantes grupos de pesquisadores que se dedicam ao estudo e à transformação da região latino-americana.

Precisamente para qualificar este processo foi criado o IELA: INSTITUTO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS.

Com a reunião de projetos distintos, o IELA representa uma potente organização de pesquisa, ensino e extensão, dedicada ao conhecimento da realidade da América Latina e ao deciframento de suas contradições.

Local: Florianópolis – SC.

Principais Membros: Nildo Ouriques, Elaine Tavares, Beatriz Paiva, Lauro Mattei, Paulo Ricardo do Canto Capela.




Descrição: O NEFILAM foi constituído em meados de 2001, por pesquisadores de diversas Universidades, interessados na problemática do estatuto e das temáticas da filosofia na América Latina. Desde então, o Curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo, passou por muitas mudanças, quando em seu ápice, conseguiu incluir disciplinas de Filosofia Latino-americana e Filosofia brasileira como parte de sua grade curricular, em um curso de 4 anos.

Entretanto, com as mudanças da Universidade teve que reduzir seu curso para 3 anos, o que gerou um desinteresse à princípio. Ainda assim, o NEFILAM tem resistido e agora se levanta com este grupo de Estudos.

Local: São Bernardo do Campo – SP.

Líder: Daniel Pansarelli.

  • Núcleo de estudos ibéricos e Ibero-americanos. Juiz de Fora – Minas Gerais; 

Descrição: Os trabalhos de pesquisa e de divulgação realizados pelo grupo, visam a socializar conhecimentos nas áreas da história da mitologia e da antropologia filosófica, com a finalidade de melhor conhecer o homem brasileiro e latino-americano, visando a uma mais adequada resposta aos seus problemas, nestes momentos de globalização, abrindo a porta, outrossim, para um diálogo intercultural. Há, também, a perspectiva de se abrirem os participantes deste grupo a um mais amplo conhecimento das nossas raízes culturais ibéricas, africanas e ameríndias.

Local: Juiz de Fora – MG.

Principais Membros: Ricardo Vélez Rodríguez, Alexandro Ferreira de Souza.


  • Núcleo de Estudos sobre Filosofia Latino-americana da UFPB. Paraíba; 

Líder: Antonio Rufino Vieira.

  • Afrosin – Grupo de pesquisa Afroperspectivas, saberes e interseções. Rio de Janeiro; 

Descrição: Afrosin (Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções) é um grupo de pesquisas que defende o pluralismo racial, a afirmação das diferenças, o combate do racismo através de múltiplas formas e em várias esferas, buscando contribuir para que os fenótipos de todas populações que compõem a sociedade brasileira estejam no mesmo patamar social, político, ético-moral, estético e afetivo. AFROSIN pretende através de suas cinco linhas de pesquisa incentivar, promover, desenvolver, divulgar e implementar investigações e parcerias com outros setores da sociedade com o objetivo geral de favorecer o desmantelamento das desigualdades políticas, socioeconômicas historicamente herdadas dos processos de colonização e escravização do passado através de múltiplas abordagens em favor da equidade sociorracial. Afrosin integra o Laboratório de Estudos Afrobrasileiros da UFRRJ, reúne um grupo de pessoas de várias instituições interessadas em desenvolver pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas com foco na promoção positiva da diversidade etnicorracial na sociedade brasileira.

Local: Rio de Janeiro - RJ.

Líder: Renato Nogueira.


  • Grupo Nascente do Lago – Santa Maria (Rio Grande do Sul).
Membros: Daniel Fioreze, Albano Pêpe.
  • Grupo de Trabalho Ética e Cidadania.
Membros: Cecília Pires, Daniel Pansarelli.


  • Grupo de Trabalho Filosofar e ensinar a filosofar.
Membros:  Felipe Ceppas.

Centro de Estudos filosóficos de Londrina. 

Ifil - Instituto de Filosofia da Libertação. Curitiba. 

Grupo Nascente do Lago – Santa Maria (Rio Grande do Sul); 

Grupo de Trabalho Ética e Cidadania; 

Grupo de Trabalho Filosofar e ensinar a filosofar.



OUTROS SÍTIOS:

  • Biblioteca Ayacucho: patrimonio cultural de América Latina"Biblioteca Ayacucho es uno de los sucesos editoriales de mayor trascendencia en el ámbito cultural latinoamericano. Desde su creación en 1974, ha venido fortaleciendo su propósito fundamental: mantener en permanente actualidad las obras clásicas de la producción intelectual del continente, desde los tiempos prehispánicos hasta las expresiones más destacadas del presente. Esta institución adscrita al Ministerio del Poder Popular para la Cultura, orienta su atención hacia un vínculo con el pasado cultural, examinado desde la perspectiva contemporánea, para registrarlo en un amplio repertorio bibliográfico que evidencia la relación profunda de los pueblos de América Latina a través de su creación artística y literaria, creencias, tradiciones y pensamiento".
  • Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro — CDPB: "O Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro — CDPB é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, organizada com o propósito de preservar livros e documentos de autores nacionais de obras de Filosofia, Pensa­mento Político, Sociologia e Antropologia".
  • Centro de Investigaciones sobre América Laina y el Caribe: El Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe CIALC (antes Centro Coordinador y Difusor de Estudios Latinoamericanos (CCyDEL) es el espacio académico que la Universidad Nacional Autónoma de México creó para realizar su vocación latinoamericanista. En el CIALC se ha procurado vincular el conocimiento de la realidad mexicana con el de la latinoamericana y caribeña. Este interés por América Latina es el resultado de la comprensión de que ésta es una región con marcadas semejanzas y paralelismos; que ha nacido de orígenes comunes y que es el producto de procesos históricos convergentes, por medio de los cuales, sin que medie intencionalidad común, se han desarrollado respuestas afines a problemas paralelos. Por ello, con el estudio sobre la región, el CIALC busca contribuir a la creación de un mayor y mejor conocimiento sobre América Latina y el Caribe, siempre desde una perspectiva propia y crítica, que ayude a construir una mejor comprensión de su realidad.
  • Portal Domínio Público: "Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
  • Banco de Textos sobre o Pensamento na América Latina
  • Associação Nacional dos Pesquisadores e Professores de História das Américas : "A Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas-ANPHLAC se dedica ao estudo, à pesquisa e à divulgação de assuntos referentes à História da América Latina e Caribe".
  • Biblioteca Ayacucho (literatura indígena): "Biblioteca Ayacucho es  uno de los sucesos editoriales de mayor trascendencia en el ámbito cultural latinoamericano.  Desde su creación en 1974,  ha venido fortaleciendo su propósito fundamental: mantener en permanente actualidad  las obras clásicas de la producción intelectual del continente, desde los tiempos prehispánicos  hasta las expresiones más destacadas del presente".
  • Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (literatura latino-americana)"La Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes ha definido siempre su proyecto como la tarea de recopilar las obras más destacadas de la tradición literaria española e hispanoamericana, así como cuantos recursos bibliográficos sean convenientes para su mejor conocimiento crítico e histórico".
  • Biblioteca Virtual de Ciências Humanas (Centro Edelstein de Ciências Humanas): "A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein disponibiliza na Internet, para acesso gratuito, livros já publicados, de autores brasileiros ou residentes no Brasil, em português ou outras línguas, de todas as disciplinas das ciências humanas. Os livros que integram o site se encontram esgotados e os direitos autorais retornaram aos autores, ou seus direitos autorais ainda se encontram em mãos das editoras, mas estas autorizaram a colocação no site".
  • Domínio público : "O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral".
  • Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Sistema de Información Científica Redalyc: La Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal Redalyc es un proyecto impulsado por la Universidad Autónoma de Estado de México (UAEM), con el objetivo de contribuir a la difusión de la actividad científica editorial que se produce en y sobre Iberoamérica.
  • Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação: A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é um periódico semestral da Universidade de Brasília (UnB). As interfaces entre filosofia e educação são o alvo de nossos olhares nesta revista. Nosso objetivo é multiplicar olhares, trazê-los para a discussão, multiplicar discussões e reflexões que enriqueçam os trabalhos sobre educação e filosofia.
  • Repertorio de Ensayistas y filósofos Ibero e Iberoamericanos: o sítio tem como objetivos: "A) Dar a conocer a los pensadores que escriben en español y portugués a la comunidad intelectual internacional. B) Hacer posible que dicha información, hasta ahora patrimonio de unos pocos, pueda llegar a todos, tanto a los estudiosos del pensamiento ibero e iberoamericano, como a aquellos otros posibles lectores cuya curiosidad intelectual les acerca a la cultura hispánica".