Filmoteca

Este vídeo refere-se à abertura oficial da Cátedra Paim, na UNB,no Auditório do IH, com a série de conferências ministradas pelo professor Vamireh Chacon, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, de 2013, às 19 hs.

Vamireh Chacon é fundamentalmente um cientista político e um historiador das ideias. Podemos aprender muito de Vamireh Chacon, no que se refere às questões históricas do Brasil, da formação deste país, e de algumas escolas de pensamento que são importantes para nós, especialmente a Escola de Recife e a significação da obra de Gilberto Freyre, de quem Vamireh é profundo conhecedor (ambos são de Recife).  
Outra coisa enormemente atraente de Vamireh para o Fibral é seu espantoso conhecimento do pensamento e a literatura hispano-americanos, além dos brasileiros; é um prazer imenso escutar um professor brasileiro falando animadamente de José Vasconcelos, Sarmiento, Alberdi, Ricardo Guiraldes, Miguel de Unamuno, Simón Bolivar, Jorge Luis Borges, Carlos Fuentes, Federico García Lorca, José Martí, Ortega y Gasset, Octavio Paz, Uslar Pietri, Germán Arciniegas, Pedro Henriquez Ureña e muitos outros. Na verdade, ele esteve sempre muito interessado pela união ibérica e é defensor da necessidade premente de todos de aprender as duas línguas ibéricas. Para quem se interessar por estética e literatura o livro “O Brasil e o ensaio hispano-americano” é particularmente instigante.






___________________________________________________________________________________


SEMINÁRIO "PESSIMISMO X OTIMISMO
[Realizado nos dias 19 e 20 de abril de 2012]
___________________________________________________________________________________

VÍDEOS SOBRE O FILÓSOFO JOSÉ VASCONCELOS

José María Albino Vasconcelos Calderón (Oaxaca, 27 de fevereiro de 1882 - Cidade do México, 30 de junho de 1959) foi um advogado, político, escritor, educador, funcionário público e filósofo mexicano, antigo reitor da Universidade Nacional do México e mais tarde criador do lema e do escudo da UNAM. Em 1925, escreveu o seu mais conhecido ensaio filosófico, intitulado «A raça cósmica — missão da raça ibero-americana», no qual sustenta a tese de que, através da mestiçagem entre três das principais raças humanas — a branca (dos colonizadores), a negra (dos escravos importados da África) e a amarela ou vermelha (dos nativos) —, as duas nações da Península Ibérica (Portugal e Espanha) tinham criado na América Central e Meridional a primeira raça de síntese do mundo, uma raça consequentemente com poder para transformar o globo.

http://www.youtube.com/watch?v=rwqqMMIXFuA

http://www.youtube.com/watch?v=tq3uBV7u9kU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário